Nome:
E-mail:
Telefone:
Dúvidas:




Existem exercícios de musculação perigosos para o joelho? Às vezes sinto dores nos aparelhos? Quais são os indicados para não prejudicar a saúde?
Exercícios praticados em academia com finalidade de condicionamento físico moderado, condicionamento cárdio-pulmonar e exercícios aeróbicos, não oferecem risco para os joelhos desde que você não tenha nenhuma lesão prévia ou uma lesão em potencial em que alguns exercícios poderão levar a dores futuras. \r\nOs aparelhos que mais requerem cuidados são os aparelhos extensores de joelho, pois pessoas que sofram de desvio da patela ou rótula deverão ter mais cuidado ou até evitá-los senão ocorrerá o desgaste da cartilagem levando inicialmente a dores e até a uma artrose precoce no joelho. Outro aparelho que requer cuidado é o leg-press inclinado como também os exercícios de agachamento na máquina, onde na maioria das vezes são realizados até a máxima flexão do joelho e, combinado com grandes cargas, leva a um desgaste rápido das cartilagens de todo o joelho. \r\nUma vez em que a prática de exercícios nos aparelhos de academia está sendo realizados com dor, deverá então procurar um especialista para a orientação correta quanto aos aparelhos que deverão ser executados sem risco, quais serão executados com alguma limitação e aqueles em que não deverão ser executados num primeiro momento. \r\nDesta forma, evitar grandes pesos nos exercícios que sobrecarreguem os joelhos, evitar a flexão máxima dos joelhos nestes aparelhos e o excesso de impacto como ocorre nas corridas seria o recomendado para que não ocorram maiores problemas nos joelhos. Saber dosar os exercícios através de um acompanhamento profissional qualificado é a melhor maneira de praticar exercícios de forma saudável.

Ass: ?

.................................................................................................................................................

Estava jogando tênis quando ao correr aconteceu um estalo na sola do pé. Na hora doeu e inchou. Depois de usar gelo e antinflamatorio, o local voltou ao normal e não dói quando ando. Mas quando faço esforço o çocal lateja no final do dia. o que será que acontece?
A sola do pé é uma região que sofre muito impacto e pressão pois todo o peso do corpo está sobre ela e, dependendo da posição do pé e do impulso, isso aumenta muito mais. A pele na região é mais grossa para proteção e existe um "amortecedor" natural na parte da frente e de trás pois são regiões de maior impacto normalmente. Outra parte importante é a fascia plantar que participa ativamente da locomoção e faz a união do calcanhar e a parte da frente do pé. Ela ajuda na estabilidade e força no passo. É um tecido menos elástico e, geralmente, local da maioria das dores nos pés.
O excesso de carga ou a falta de alongamento pode provocar vários tipos de lesões. A mais comum e a fasceite plantar, ou esporão, como é mais conhecido, ou ainda, no caso da pergunta, pode ser uma lesão aguda local. Nesse caso o diagnóstico deve ser feito com Ultrassom ou Ressonância e, se confirmado, o tratamento depende do tamanho da lesão e vai desde a palmilhas e fisioterapia até imobilização completa ate a cicatrização.


Ass: ?
.................................................................................................................................................

Problemas de menisco precisam sempre ser corrigidos cirurgicamente ou há tratamentos alternativos?
As lesões de menisco podem ser divididas em traumáticas, degenerativas e trauma sobre menisco degenerado. A melhor forma de diferenciar estas lesões e orientar o tratamento, além da história e exame físico fazer a ressonância nuclear magnética.\r\nAs lesões traumáticas em geral ocorrem em pessoas jovens e adultos até 45-50 anos. São causadas por entorses ou movimentos bruscos do joelho, causando dor e edema, às vezes com bloqueio. Estas lesões são na maioria das vezes cirúrgicas, pois o menisco tem baixo potencial de cicatrização.\r\n As lesões degenerativas são causadas pelo envelhecimento do menisco. Ele perde sua configuração original e pode causar dor ou não. Em geral é associado à artrose do joelho, podendo ser difícil diferenciar a causa da dor. O tratamento para estas lesões nem sempre é cirúrgico pois um tratamento com medicação e fisioterapia pode controlar da dor. Na cirurgia para este tipo de lesão devemos tomar cuidado pois existe o risco de retirada de muito tecido danificado e causar mais lesão ao joelho do paciente (quadro chamado de necrose avascular).\r\n Os traumas agudos sobre meniscos degenerados são lesões novas sobre um menisco que já não tem sua estrutura preservada. Em geral são lesões complexas que causam dor forte, edema e dificuldade para realizar atividades antes fáceis. O trauma não precisa sem forte, podendo apenas ser uma pisada em falso, um tropeção, um degrau, etc. O tratamento em sua maioria é cirúrgico, devendo ser avaliado o grau de dor, artrose, e função do joelho antes.

Ass: ?
.................................................................................................................................................

Quais os riscos de carregar mochilas pesadas na infância?
A criança deve evitar ao máximo a sobrecarga de peso, principalmente nas mochilas, pois podem levar a alterações posturais como cifose e escoliose, sendo que esta ocorre principalmente quando se carrega a mochila em um ombro só. Por isso a orientação de se carregar sempre nos com o apoio nos dois ombros.
Outra complicação das mochilas pesadas é que elas podem levar a criança a ter dor nas costas pelo excesso de peso carregado. Para evitar isto, alguns cuidados podem ser tomados, como:
- O peso das mochilas não deveriam ultrapassar 10% do peso da criança. Se ela pesa, por exemplo, 25 quilos, a mochila não pode pesar mais de 2,5 quilos
- Deve-se evitar ao máximo objetos supérfulos na mochila: levar apenas o que será necessário naquele dia. A mochila deve ficar firme nas costas, isto é, as alças devem estar bem ajustadas e dar preferência para mochilas com alças mais largas.
- Se mesmo após retirar tudo que for supérfulo o peso ainda for grande, carregar os livros maiores e mais pesados no braço. Outro detalhe importante: se for feita a opção por mochila de rodinha, a altura da mesma deve ser suficiente para que a criança possa puxá-la sem que tenha que inclinar o tronco, para que não ocorram desvios na coluna.

Ass: ?
.................................................................................................................................................

Como tratar lesões no Ligamento Cruzado Anterior?

As lesões do ligamento cruzado anterior estão entre as mais comuns e mais pesquisadas lesões do joelho. Elas ocorrem com entorses do joelho nos esportes, principalmente o futebol, mas também podem acontecer em traumas de carro ou moto, ou entorses simples ao escorregar ou tropeçar em terrenos comuns. Por ser comum, muito se pesquisa e muito se descobriu sobre a lesão e seu tratamento, porém ainda não se consegue 100% de resultados satisfatórios, principalmente em atletas de alto nível. A técnica atual consiste em utilizar enxerto de tendão retirado do próprio paciente que é colocado no local do ligamento lesado e fixado com parafusos para estabilizar o joelho. Porém, em pesquisas anatômicas, foi observado que o ligamento é composto por dois componentes que funcionam em conjunto, sendo que uma parte fica tensa com o joelho estendido e outra com o joelho fletido. A partir de então, as técnicas atuais se direcionam na reconstrução destes dois componentes. A cirurgia ficou um pouco mais complexa, mas com resultados melhores.

Ass: ?
.................................................................................................................................................

Qual o melhor tratamento para patologias do ombro?
Algumas patologias requerem tratamento cirúrgico imediato, converse com um especialista em cirurgia de ombro que ele saberá orientá-lo.

Ass: ?
.................................................................................................................................................



A TIMA criou um canal para que faça seu
pedido de forma rápida e segura.
Com apenas um clique você preenche um formulário informando o produto desejado
e um de nossos atendentes irá responder
sua solicitação.

 


Tel/Fax 11 5594.6686
                    2578.1412
                    2577.3522

SAC        11 2275.3335

tima@tima.com.br
consumidor@tima.com.br
resgate@tima.com.br



  Rua Tiquatira, 490 Bosque da Saúde
São Paulo /SP

© 2010 TIMA - Cuidando da saúde dos seus pés. Todos os direitos reservados